segunda-feira, 26 de maio de 2014

Raças de Gatos

Abissínio


Apesar da aça Abissírnio ter sido desenvolvida na Grã-Bretanha, as pesquisas genéticas sugerem que sua origem esteja na costa do Oceano Índico.

A raça Abissínio apresenta uma cabeça grande, ligeiramente em forma de cunha. Tem as orelhas relativamente grandes e pontudas. Os olhos tem formato amendoado, com coloração que icluem o ouro, o verde, avelã ou cobre. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta.

O gato Abissínio é extrovertido, ágil, independente e explorador. Trata-se de uma raça de tamanho médio, de corpo forte e ágil, com pernas longas. É um gato tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A pelagem do gato Abissínio tem um comprimento médio, é densa e sedosa ao toque. A marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada".

As cores mais comuns para a pelagem do gato Abissínio é avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.

O gato Abissínio necessita de exercício, pode viver em grandes espaços ou até mesmo em lugares menores, desde que possa exercitar-se com regularidade. Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares. Gatos Abissínios que não se exercitam adequadamente ou que passam muito tempo sem companhia, podem ficar deprimidos.

O gato Abissínio é conhecido por seu caráter curioso e tipicamente investigador. É considerado um grande caçador, adora brincar e jogar com seus donos, sendo capaz até mesmo de aprender truques e brincar de bola durante horas seguidas.

Caso precise permanecer muito tempo em ambientes menores, é extremamente recomendável que possa interagir e brincar com outros gatos, pessoas e até mesmo com outros animais. É considerado um bom companheiro para outros gatos e outros animais.


American Shorthair


American Shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspéctos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.

Os olhos do gato American Shorthair são grandes e amendoados, brilhanes e alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.

A pelagem do gato American Shorthair é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

Angorá


Angorá, ou Angorá Turco, é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.

O gato Angorá é dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um gato inteligente e carinhoso.

Os exemplares da raça Angorá tem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga.

As únicas cores não aceitas para o gato Angorá são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.

Brazilian Shorthair


Brazilian Shorthair, ou Pelo Curto Brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).

A raça Brazilian Shorthair foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo o seu próprio padrão.

O corpo do gato Brazilian Shorthair é de tamanho médio, bem proporcionado, musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo.

A cabeça do gato Brazilian Shorthair tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem.

Chartreux


Chartreux é uma raça francesa de médio porte e pelagem curta. A raça Chartreux lembra oBritish Shorthair, por apresentar a mesma característica cor azul acinzentada da pelagem.

O gato Chartreux é conhecido por seu temperamento calmo e pela docilidade. É bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante e sociável.

O Chartreux é um gato silencioso, quase não mia, e ronrona o tempo todo. Costuma se adaptar com facilidade e é muito tolerante. É um gato sensível, gosta de lugares calmos e sente a ausência do dono.

Os exemplares da raça Chartreux apresentam pelagem curta, macia e brilhante. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar.

Egyptian Mau


Egyptian Mau ou Mau Egípcio é uma raça antiga. É um gato de tamanho médio, pelagem curta, muito elegante, rápido e musculoso. A origem da raça é incerta, porém acredita-se que o Egyptian Mau seja decendente de gatos selvagens afriacanos.

O Egyptian Mau é um gato independente, inteligente e muito apegado ao dono. Ainda em relação ao temperamento, a raça de gato Egyptian Mau é bastante territorial e não costuma aceitar animais e pessoas estranhas com facilidade.

European Shorthair


Originalmente criado na Suécia, o European Shorthair, ou Gato de Pelo Curto Europeu é uma raça recente, desenvolvida à partir de gatos domésticos europeus.

A raça não deve ser confundida com o British Shorthair, que no passado também era chamado de European Shorthair, mesmo que apresentassem características distintas.

Os gatos da raça European Shorthair são fortes, musculosos, geralmente ativos. Costumam ser sociáveis com outros gatos e toleram cachorros muito bem.

O European Shorthair é um gato de médio porte, possui pelagem densa, curta e brilhante. Todas a cores naturais são aceitas para a raça. A cor dos olhos deve acompanhar a cor da pelagem, e pode ser em tons de
 amarelo, verde ou laranja.

Norwegian Forest



Norwegian Forest, ou Norueguês da Floresta é um gato nativo da região norte da Europa.

É um gato forte, de porte grande e conformação similar ao Maine Coon.

É um gato que se adapta bem em regiões muito frias. Sua pelagem externa à prova d'água mantém o corpo protegido da chuva e do vento, enquanto o grosso e lanoso sub-pelo ajuda a manter a temperatura.

Atualmente, a raça de gato Norueguês da Floresta, é muito popular na Noruega, na Suécia e também na França.

O Norueguês da Floresta é um gato desconfiado, cauteloso e independente, que adora ficar em espaços externos.

Ao mesmo tempo, é uma raça afetuosa, que aprecia a companhia do dono.

Gato Persa


Persa ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pêlo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arrendondada. A pelagem do gato Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. De textura fina, lisa e cheia de vida.

gato Persa é elegante, compacto, bem balanceado, forte, que prefere estar no chão. Não apresentam entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.

A cabeça do gato Persa é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

Siamês


Gato Siamês - Uma característica marcante na raça Siamês é a sua cor branca. Talvez o mais antigo dos gatos, o siamês tem tamanho médio, é esbelto, refinado, elegante, magro mas musculoso.

Os exemplares machos da raça de gato Siamês são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. O siamês é um gato gracioso, uma distinta combinação de ossos finos e músculos.

O gato Siamês é resistente, tem excelente condição física e não é gordo.

Os olhos da raça Siamês são amendoados, de tamanho médio. A pelagem é curta e sedosa, muito macia e predominantemente branca.

O gato Siamês é, sem dúvida, muito inteligente, curioso e de natureza amável.